loading
Santa Clara recebe homenagem por ser líder em registro de gado holandês
11.11.2010

Santa Clara recebe homenagem por ser líder em registro de gado holandês

Santa Clara recebe homenagem por ser líder em registro de gado holandês

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) homenageia a Cooperativa Santa Clara por ser a instituição com maior número de registros da raça e maior número de animais classificados. O evento será amanhã, dia 12, em São Paulo.

Registro Genealógico: A Cooperativa Santa Clara associou-se às Associações de Criadores de Gado Holandês e Jersey em abril de 1999 com o afixo ?C.SANTA CLARA?. O objetivo era de viabilizar aos seus associados o registro dos animais, valorizando comercialmente o rebanho e fortalecendo anotações zootécnicas, como datas de cobertura e nascimento e árvore genealógica.

Os animais, ao serem registrados, recebem um brinco inviolável, que permite a rastreabilidade dos seus dados, facilitando a identificação e a centralização das informações. O registro também é requisito para participar em exposições oficiais.

O afixo C.SANTA CLARA já registrou 13.576 animais da raça holandesa, além dos 779 da raça Jersey. Desde 2005, a Santa Clara é o afixo com maior número de registros nos Brasil.

Classificação Linear: A Classificação Linear é a avaliação das várias partes da vaca, como conformação, garupa, pernas, úbere e caracterização; cada característica com um peso próprio e o somatório destes pontos resulta na pontuação da vaca.

A finalidade da classificação é registrar em detalhes o ?tipo?, ou seja, a morfologia dos animais, auxiliando na identificação de fraquezas e qualidades dos animais e dos rebanhos, possibilitando comparar gerações e conferir o progresso genético experimentado nas várias famílias. Ainda auxilia na escolha dos touros para melhorar as características do rebanho e valoriza comercialmente os animais que alcançam boas pontuações, ou filhas de vacas bem pontuadas. Esta pontuação é inscrita no registro.