loading
Dicas para uma boa alimentação
31.12.1969

Dicas para uma boa alimentação

Siga estes conselhos práticos e comece hoje mesmo a adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Sua saúde agradece.

Faça de três a seis refeições por dia, dividindo bem o total de alimentos a ser consumido.

Coma sempre nos mesmos horários. Programe os horários das refeições, pois se alimentando sistematicamente nos mesmos horários seu organismo se acostumará ao novo ritmo e ficará condicionado a esperar a comida somente nestes horários.

Durante as refeições, procure ficar em um lugar tranquilo. Evite fazer outra atividade, como ler e assistir televisão.

Mastigue lentamente, saboreando melhor os alimentos.

Coma todo o dia pelo menos um dos alimentos de cada um dos grupos da pirâmide. (veja a imagem)

Respeite a quantidade dos alimentos ingeridos. Verifique na pirâmide abaixo as porções indicadas para cada grupo de alimentos.

Coma todos os dias porções generosas de frutas e verduras. Frutas: pelo menos quatro porções por dia. Verduras: um prato de verduras cruas e cozidas. Além de fibras, os vegetais têm fitosterol, que combate o mau colesterol.

Beba bastante líquido. Tome pelo menos dois litros de água por dia, evitando durante as refeições.

Não adote dietas radicais. Você não aguentará por muito tempo e voltará aos antigos maus hábitos alimentares.

Evite ter na despensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis. Desta forma, você se protege do risco de um ataque surpresa na hora da fome.

Resista ao açúcar. Quando tiver vontade de comer um doce, prefira frutas.

Dê preferência às carnes magras e sem gordura visível, como o peixe, frango (partes magras e sem pele), peru, contrafilé. O modo de prepará-las também é importante: cozidas, grelhadas ou assadas.

Evite enlatados, temperos industrializados apresuntados e defumados, pois eles são ricos em sódio e perigosos para pessoas com predisposição a pressão alta.

Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade (deixe para o fim de semana).

Inclua alimentos ricos em fibras em substituição aos pobres em fibras. Além de frutas e verduras, abuse de cereais e grãos integrais. A fibra geralmente concentra-se na casca e camadas externas. O ideal é consumir de 20 a 35 gramas de fibras por dia (recomendação da American Dietetic Association – 1997), seguido do aumento do consumo de líquidos.

Preste atenção nos produtos light e diet. Apesar de apresentarem redução de algum nutriente, nem sempre esta restrição é em calorias ou em gorduras.

Movimente-se! Você não precisa ir à academia. Caminhar três vezes por semana no bairro, por 40 minutos em cada sessão, ajudará a ter mais saúde.

Coma de tudo, sem comer tudo. Adotar hábitos alimentares saudáveis é a promessa de uma vida saudável.


Enriete Maria Dall'Onder dos Santos
Nutricionista - CRN2-0295