Nossa história
1911

Tudo começou em 15 de maio de 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º Distrito de Montenegro e hoje pertencente a Carlos Barbosa, decidiram instalar uma microempresa de queijo e manteiga, com o nome de "Latteria Santa Chiara", com o objetivo de obter um rendimento com o aproveitamento de sua produção de leite.
1912

A data oficial de fundação da Santa Clara é 10 de abril de 1912, quando seus 31 fundadores a transformaram em cooperativa com a razão social de Cooperativa de Laticínios União Colonial. Esta transformação ocorreu devido à influência da pregação cooperativista na região de colonização italiana à época, feita pelo técnico italiano Giuseppe De Stéfano Paternó.
1943
Em 28 de maio foi fundada a Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa Ltda. com o objetivo de industrializar, beneficiar e vender trigo, milho e arroz.
1954
Já em 1954, a Cooperativa foi pioneira na utilização de inseminação artificial no Rio Grande do Sul. O trabalho de melhoramento genético iniciado há seis décadas com seus associados gerou animais de alto rendimento e produtividade, premiados em grandes exposições como Expointer, Fenasul e outras.
1975
Buscando alternativas para superar as dificuldades da época, a Cooperativa de Laticínios União Colonial Ltda. e a Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa, que já tinham diversos sócios em comuns, se uniram, formando uma nova entidade. Em 1975 nascia a Cooperativa Agropecuária Carlos Barbosa Santa Clara Ltda.
1977
Em 9 de setembro de 1977, a Assembleia Geral da Cooperativa alterou a razão social para Cooperativa Santa Clara Ltda. Nesse ano também a Santa Clara começou sua expansão, com a incorporação na Cooperativa Veranense de Cereais Ltda., de Veranópolis.
1982

O pensamento sempre foi diversificar em segmentos compatíveis com a área de atuação principal da empresa, e com esse objetivo, em 1982, foi construído o Frigorífico Santa Clara, que comercializa embutidos, salgados e carnes para todo o Rio Grande do Sul.
1983

Em 1983, a Santa Clara incorporou a Cooperativa Agrícola Boa Vista Ltda., de Arcoverde, interior de Carlos Barbosa, expandindo suas atividades no município sede.
1985
A região de Paraí, onde está cerca de um terço dos associados da Cooperativa, foi incorporada em 1985. A Cooperativa adquiriu da Cooperativa Tritícola de Passo Fundo (Coopasso) um Posto de Resfriamento de Leite e um terreno e prédio onde hoje funcionam o supermercado, o Mercado Agropecuário e o Departamento de Política Leiteira na cidade de Paraí.
1988

A expansão para Cotiporã se deu em 1988, com a incorporação da Cooperativa Agrícola Mista Cotiporanense. Também neste ano foi incorporada a Cooperativa de Laticínios Real, de São Vendelino.
1991

Em 1991, a Santa Clara foi pioneira no Rio Grande do Sul a remunerar os produtores associados pela qualidade do leite que entregam, como forma de incentivo para uma matéria-prima cada vez melhor.
1996

A Santa Clara alcançou o índice de 100% de coleta do leite a granel em 1996. Nesta modalidade, existe mais segurança no transporte da matéria-prima, conservando sua qualidade da propriedade até a indústria. Na foto, a última coleta de leite em tarros ao lado do caminhão que faz a coleta a granel.
1999
A Santa Clara foi, em 1999, a primeira cooperativa e indústria de laticínios no Rio Grande do Sul a obter o certificado ISO 9000, comprovando a eficácia dos processos e aumentando a participação da marca no mercado.
2003

Em 2003, mais uma incorporação, da Cooperativa de Laticínios São Vendelino Ltda., de São Vendelino.
2008

A Cooperativa lançou em 2008 o Queijo Minas Frescal SanBIOS, primeiro queijo do Brasil com micro-organismos probióticos, que ajudam a regular a flora intestinal. Neste ano também a Cooperativa expandiu-se para a região de Getúlio Vargas e Estação.
2012

Neste ano, a Cooperativa completou 100 anos de atividade ininterrupta no ramo leite.
2014

A Cooperativa adquiriu uma indústria de Laticínios em Getúlio Vargas, com capacidade para industrializar 150 mil litros por dia.
2017

Neste ano, a Cooperativa Santa Clara completou 105 anos de atividade no ramo leite.
2019

Começou a operar no dia 15 de julho a indústria de laticínios em Casca, investimento de R$ 130 milhões com 22 mil metros quadrados e capacidade total de industrializar 600 mil litros por dia. A planta produz todas as versões de leite UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, e no futuro deverá produzir derivados, como achocolatados e creme de leite UHT.
2021

Lançamento da bebida láctea Staymune, produto inovador que por meio de sua ingestão diária fortalece a imunidade. Sua composição conta com duas substâncias importantes para o funcionamento do organismo: a beta-glucana de levedura e a fibra FOS (frutooligossacarídeo), além das vitaminas A, C e D.
2022

Neste ano, a Santa Clara completa 110 anos de atividade no ramo leite e conta atualmente com quase 5 mil famílias associadas, sendo 2.500 produtores de leite em atividade em 135 municípios gaúchos, e 2.200 funcionários em todas suas unidades de negócio. São industrializados uma média de 800 mil litros/dia e conta com um mix de produtos de 350 itens, entre laticínios, frigorífico e doces.